(48) 3721-6361 / (48) 99945-5002
Instagram
Perguntas Frequentes

 

  

O que é uma Empresa Júnior?

 Empresa Júnior é uma organização composta por alunos de graduação ou de cursos técnicos que realizam projetos e consultorias em suas áreas de atuação para formar profissionais capacitados e comprometidos de modo acontribuir para o desenvolvimento do país. É um movimento que começou na França, e no Brasil é regulamentada pela Lei 13.267/2016, conheça quais as vantagens de se contratar uma Empresa Júnior.



Vocês só trabalham em Florianópolis?

 A nossa sede fica em Florianópolis, mas realizamos projetos para todo o Brasil e já até realizamos projetos para clientes em outros países que tinham o objetivo de importar seus produtos pra cá. Somente em poucos casos é necessário que façamos uma visita a área de produção para mapear pontos de risco ou irregulares, mas nesses casos tudo é combinado durante o planejamento.

 

Como funciona nosso planejamento de projetos?

 Após o primeiro contato com o cliente, uma equipe de planejamento irá marcar uma reunião para ver quais suas expectativas e entender as suas reais necessidades. A partir disso, irão analisar, juntamente com professores e demais integrantes da CONAQ, a viabilidade e a melhor solução para o projeto. Após a análise de viabilidade, pode-se marcar mais uma reunião de alinhamento, para retirar as últimas dúvidas, e então ocorre a apresentação da proposta, na qual apresentamos a melhor solução mapeada para o caso específico, junto com o escopo de como será feito e o resultado esperado do projeto.



Acabei de assinar o contrato, e agora?

 Possuímos uma equipe para o planejamento e outra para a execução. Após a venda do projeto, o mesmo passará para a equipe de execução, liberando a equipe de planejamento para novas vendas. Essa equipe de execução, mais especializada, conta com um gerente, que faz o controle da qualidade do projeto e alinhamento entre todas as partes envolvidas (equipe da CONAQ, consultores, professor orientador e cliente) e um ou mais consultores, que farão a parte prática, pesquisas, testes, etc. Logo após a venda do projeto, o gerente de execução assume o contato com o cliente, normalmente marcando uma reunião para alinhar as especificidades das entregas.



Somente os graduandos se envolvem em projetos?

 Somente os graduandos realizam a consultoria, porém todos os projetos contam com o suporte e supervisão de um professor orientador e às vezes de mestrandos e doutorandos com especialização no assunto do projeto. Assim, o conhecimento desses profissionais é repassado e a qualidade do resultado final é garantida.



Vocês supervisionam a aplicação dos projetos?

 Depende. Por se tratar de uma consultoria, aplicar ou não o projeto ou quando fazê-lo depende do desejo e das necessidades do cliente, mas buscamos manter o contato durante a aplicação, por um período de até um ano, para tirar qualquer dúvida que possa aparecer e realizar coletas de feedbacks da aplicação e retorno obtido com o resultado do projeto.



Vocês assinam Responsabilidade Técnica?

Por sermos exclusivamente graduandos, não possuímos cadastro nos órgãos reguladores (CREA e CRQ) para assumir responsabilidade técnica, embora possuamos o conhecimento necessário para garantir a qualidade dos projetos.



O que faz uma consultoria em engenharia de alimentos?

 Consiste em um serviço prestado que otimiza processos em diferentes tipos de negócios alimentícios, tendo um leque de oportunidades de aplicabilidade baseado na necessidade da sua empresa. Uma consultoria pode melhorar a qualidade de um produto, criar um novo a partir das características desejadas, auxiliar na regularização da produção nos órgãos competentes e até mexer no processo produtivo, dimensionar fábricas e melhorar as características do local de produção. Saiba mais quais os motivos e vantagens de se contratar uma consultoria em alimentos.



O que é uma consultoria em engenharia química?

A engenharia química é a responsável por controlar todos os processos industriais nos quais ocorre alguma transformação físico-química, ou seja, pode atuar nas indústrias alimentícia, farmacêutica, tintas e vernizes, de biotecnologia, polímeros, cosméticos, têxtil, de produtos de limpeza, etc. Atualmente,  Atualmente, trabalhamos com dimensionamento e leiaute de produção, gerenciamento e tratamento de resíduos e no desenvolvimento de novos produtos, traga a sua ideia que iremos ajudá-lo.



Até onde vai o registro de produtos?

Iremos averiguar a devida forma de registrar seu produto conforme a legislação específica dele, após essa etapa de pesquisa forneceremos o passo a passo para você poder entrar com o pedido de registro. Podemos também fazer um serviço mais personalizado, só precisa alinhar durante o planejamento.



Como funciona o sigilo na CONAQ?

O sigilo padrão dos nossos projetos garante que todas as informações entregues à equipe e os resultados obtidos não possam ser divulgados, mas permite que usemos o projeto em cases de sucesso no nosso site e nas redes sociais ou que usemos depoimentos dos clientes nas mesmas plataformas (sempre com o seu consentimento).  Mas tudo é conversado, podendo ser alinhado com o gerente de vendas do seu projeto.



O que é o professor orientador?

Cada projeto possui um professor que guia as pesquisas e execução, através de reuniões de alinhamento ele auxilia na escolha de quais hipóteses e estudos devem ser priorizados para que os resultados sejam obtidos em um prazo otimizado. O professor também revisa todos os relatórios antes de serem entregues e faz reuniões com o gerente e os consultores para acompanhamento do projeto e retirada de dúvidas.



Realizamos análises laboratoriais?

Possuímos uma parceria com um laboratório que realiza as análises necessárias, como análises físico-químicas ou a determinação do prazo de validade. Podemos realizar testes durante o projeto para uso interno, mas não realizamos laudos nem fornecemos resultados quantitativos.