(48) 3721-6361 / (48) 99945-5002
Instagram
O que são frutas cristalizadas?
24/10/2019 - Novidades

Muitos amam, muitos odeiam, mas é unanimidade que as frutas cristalizadas são de extrema importância para o mercado e sua saúde. Leia o artigo abaixo e saiba mais  o que são frutas cristalizadas

Frutas cristalizadas nada mais são do que frutas em que houve a substituição de parte de água das mesmas por açúcar. O processo de cristalização de frutas passa por diversas etapas dependendo do tipo de fruta a ser cristalizada. Mas de maneira geral o processo segue uma linha de produção a qual se inicia no descascamento das frutas e no corte das mesmas, que podem ser em rodelas, cubos, tiras dependendo do tipo de fruta. Logo após há um pré-cozimento, para amolecer e desativar enzimas (frutas cítricas passam por uma etapa de curtimento, onde ocorre uma fervura em água e repouso de dias em água fria, com finalidade de remover o amargor). O xarope, feito de água potável e açúcar, é então adicionado às frutas para ocorrer a saturação. E por último, as frutas são aquecidas e drenadas.

Mas por que cristalizar frutas?

  • A cristalização de frutas permite uma maior vida útil das mesmas devido à retirada da água. Inibe-se assim, por exemplo, o desenvolvimento de microorganismos, aumentando sua validade. 
  • Precisam de menor espaço para armazenamento e de menores embalagens, quando comparado com frutas em conserva, além de menos custos para o transporte. 
  • Outra vantagem é a preservação de grande parte dos nutrientes e sais minerais da fruta in natura. Muitas pessoas não gostam de comer frutas frescas devido a não praticidade de algumas. 
  • Além desses motivos, as frutas cristalizadas possuem grande apelo sensorial e praticidade.

Além desses motivos ainda há mais vantagens em produzir tal produto?

  • A cristalização de frutas é um processo antigo, que é utilizado, principalmente, para reduzir os desperdícios no período entressafras. Além da polpa pode-se também cristalizar a casca. 
  • Estudos recentes comprovaram que o consumo moderado de 10 gramas por dia de frutas cristalizadas previne doenças cardiovasculares pois reduzem em 30% a oxidação nas artérias(Fonte: Indústria Rural), mas devido ao grande teor de açúcar não deve ser consumido em grandes quantidades. 
  • Devido a facilidade e a praticidade de produção, podem ser feitos em casa com vários tipos de frutas diferentes.
  • O aumento do valor agregado no produto faz com que se tenha uma grande oportunidade de venda, ainda mais com o crescimento de pessoas que estão incluindo na dieta cada vez mais as frutas cristalizadas.

Se interessou sobre o assunto? Quer produzir e vender suas próprias frutas cristalizadas? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços no ramo alimentício. Leia mais sobre os cuidados a se tomar antes de começar a vender doces.

Artigo desenvolvido por

 

Juliano Cesar Toledo

Trainee de Execução