ALIMENTOS ORGÂNICOS: O QUE SÃO E QUAIS SEUS BENEFÍCIOS

Entenda um pouco mais sobre esse tipo de alimento, seus benefícios e como pode ajudar o seu negócio.

O que são alimentos orgânicos

Alimentos orgânicos são aqueles que foram empregados métodos mais sustentáveis ao meio ambiente durante a sua produção, como a não utilização de agrotóxicos nas lavouras. 

Em casos de alimentos de origem vegetal, pesticidas e fertilizantes não são utilizados durante a plantação e são substituídos por produtos naturais de controle de pestes. Além disso, os agricultores desses alimentos não utilizam sementes transgênicas ou alteram qualquer condição do solo de plantação. Já em alimentos de origem animal, para serem considerados orgânicos, os animais precisam apenas ingerir alimentos orgânicos e serem mantidos em um ambiente em que siga as normas de certificação orgânica. Dessa maneira, frutas, soja, carnes, ovos, vegetais e muitos outros podem ser considerados produtos orgânicos.

Benefícios dos alimentos orgânicos.

Como mencionado anteriormente, alimentos orgânicos são mais sustentáveis quando comparados aos convencionais. Esse tipo de alimentação promove o uso saudável do solo, da água e do ar, e procura reduzir ao mínimo todas as formas de contaminação desses elementos que possam resultar de práticas agrícolas.

Mas, além de contribuírem para o bem do meio ambiente, eles também trazem benefícios à nossa saúde. A exposição a pesticidas, por exemplo, está associada ao desenvolvimento de tumores, cânceres hematológicos, além de ter um impacto sobre doenças neurodegenerativas e sobre o sistema reprodutivo.

Alimentos orgânicos e o seu negócio.

Atualmente, esse é um mercado que vem crescendo muito no Brasil. Segundo o Estadão, o mercado de alimentos orgânicos apresenta um crescimento médio de 20% ao ano no País, sendo um dos setores que mais crescem no Brasil. Isso porque, cada vez mais, as pessoas valorizam a própria saúde, cultivam o hábito de uma alimentação mais natural e prezam pelo meio ambiente. Dessa maneira, a procura por alimentos orgânicos é progressiva e algo que pode ainda ser muito explorado. Ficou interessado no assunto? Entenda mais sobre as tendências no mercado alimentício. A CONAQ oferece serviços voltado a consultorias alimentícias, qualquer dúvida, entre em contato conosco! Ficaremos felizes em ajudar você.

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Picture of Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO

Open chat
Fale conosco!
Olá! Podemos te ajudar?