5 MANEIRAS DE CONSERVAR O SEU PRODUTO NATURALMENTE

Você já parou para pensar qual é melhor forma de conservar o seu produto alimentício, fazendo que dure mais. Se o seu alimento está estragando e você está preocupado com o as perdas que estão afetando seu negócio. Entenda que os alimentos são suscetíveis a sofrer alterações que podem ser causadas por agentes, sejam eles físicos (luz e calor), químicos (oxigênio e água) ou biológicos (microrganismos e enzimas), e para lidar com isso conheça as cinco maneiras para conservar seu alimento naturalmente, evitando o desperdício e aumentando a durabilidade do seu produto. Se você sente necessidade de conservar seus alimentos prossiga essa leitura porque daremos algumas soluções para você.

  1. Congelamento 

O congelamento é considerado com uns dos melhores métodos de conservação a longo prazo (preserva o alimento de 6 meses a 1 ano). É a forma de conservar o alimento pelo frio, que no qual consiste em a diminuição da temperatura abaixo do seu ponto de congelamento, água presente sofre alteração no seu estado formando cristais de gelo, e assim, reduzir a atividade de água impedindo que seja utilizada pelos microrganismos e diminuindo também a atividade das enzimas, preservando naturalmente por mais tempo o produto alimentício.

Você sabe qual a temperatura ideal para congelar o seu produto?  Então para o armazenamento dos alimento geralmente se dá a -18 °C , e a escolha da temperatura de congelamento vai depender do aspecto econômico e do tipo de produto, mas na prática se usa uma faixa de temperaturas de -10  -40° C e quanto mais baixa a temperatura para manter o produto congelado, maior será a vida útil do alimento.

  1. Resfriamento

Conserva o alimento pelo frio no qual usa baixa temperatura, varia de -1 a 8 °C, ele é recomendado para manter as propriedades nutricionais dos alimentos na qual preservar as características do produto fresco (in natura), mas por um curto período, é método temporário de conservação. A Refrigeração não inativa as atividades das enzimas e microrganismo somete retarda-as, por isso que a refrigeração geralmente tem que usar a combinação de outras técnicas de conservação por exemplo a pasteurização.

A preservação pelo frio traz benefícios importantes para o alimento na manutenção do valor nutricional e características sensoriais e para a produção de alimentos de alta qualidade.

  1. Desidratação 

O objetivo principal da desidratação é aumentar o tempo de vida do produto por redução da atividade de água, a partir da secagem do produto, esse método consiste na remoção de água na forma de vapor, através de um mecanismo de vaporização térmica. 

Isso inibi o crescimento microbiano e reduz a atividade enzimática, a vantagem e que diminui o peso e volume dos alimentos e reduz o custo de transporte e armazenamento. Se você se interessou por esse método conheça as formas de secagem: secagem natural ou ao sol e secagem artificial ou desidratação – por estufa, com temperatura controlada.

  1. Adição de açúcar –  Processo de conservação por adição de solutos

Com certeza você já ouviu falar ou conhece esses produtos: doce, geleia, chimia, compotas. Esses produtos representam    mais um método de conservação de alimentos, que consiste na adição de soluto, nesse de caso acréscimo de sacarose, nosso famoso açúcar comum, ou simplesmente aumento da concentração de açucares no produto.  Essa forma de preservar alimento é amplamente utilizado para frutas aumentando a sua durabilidade.

Você deve estar se perguntando o açúcar é fonte de energia e isso pode favorecer o crescimento de microrganismos? A resposta para essa questão é: a concentração elevada de açúcar diminui o crescimento de microrganismos. porque a alta concentração do meio (Hipertônico) provoca a perda de água dos microrganismos por osmose e assim afeta a sua reprodução, implica na sua destruição causando a morte.

  1. Conservas

A adição de sal é um dos métodos mais antigos de conservação de alimentos é uma forma barata de preservar alimento contra agentes deteriorantes, e funciona com adição de sal diretamente no alimento ou na forma de salmoura. Existe também conserva ácida na qual é colocado suco de limão, vinagre ou ácido cítrico, que aliado com calor e vácuo impede o desenvolvimento de microrganismos, e pode ter a combinação de sal com ácido que são as salmouras ácidas. Tudo isso para preservar o alimento por mais tempo. Se você já comeu picles, chucrute eles existem graça a esse método de conservação de alimentos.

Com esses métodos a humanidade conseguiu e ainda consegue conservar os alimentos, eles são importantes para que os produtos alimentícios cheguem na mesa das famílias e alimente as pessoas, evite o desperdício, aumente o tempo de vida e mantem a qualidade do alimento. E se a nossa espécie evoluiu e chegamos onde estamos, isso foi graças a conservação dos alimentos.  Você se interessou por alguns dessas formas de conservar alimentos e queira usar em sua empresa ou entender melhor elas, é só entra em contato com a CONAQ, que estamos de portas abertas para lhe ajudar.

Beatriz Oliveira Ortiz

Picture of Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO

Open chat
Fale conosco!
Olá! Podemos te ajudar?